Apreensão de drogas no interior do estado cresce 55% em outubro
As Polícias Civil e Militar apreenderam 14,1 toneladas de drogas em outubro nos municípios do interior paulista. A quantidade é 55% maior que o total de entorpecentes retirados de circulação no mesmo período do ano passado.
O aumento nas apreensões é reflexo das ações integradas desenvolvidas pelas forças de segurança em todo o estado, com o objetivo de asfixiar financeiramente o crime organizado, desarticulando as quadrilhas que usam o território paulista para o transporte de entorpecentes.
No mês passado, a quantidade de maconha apreendida chegou a 11,7 toneladas, 46% a mais que o total retirado de circulação um ano antes. A apreensão de cocaína saltou de 815 quilos (em outubro de 2023) para 1,8 tonelada neste ano, aumento de mais de 120%.
Em todo o ano de 2024, já foram apreendidos pelas forças de segurança no interior paulista 114,3 toneladas de entorpecentes, sendo a maior parte maconha (91,8 toneladas). O total de cocaína apreendida chegou a 13,6 toneladas — aumento de 35%.
Já no acumulado do ano, de janeiro a outubro, foram 3,6 toneladas de cocaína a mais do que em 2023, quando foram 10,2 toneladas apreendidas, aumento de 35%. Esta foi a maior apreensão já registrada da droga no período desde 2001, quando teve início a série histórica.
A região de Araçatuba contabilizou a maior quantidade de droga apreendida em outubro, chegando a 4,6 toneladas.
“Esta é uma região de divisa com o Mato Grosso do Sul, que é uma entrada para as drogas no nosso estado. Por isso, a PM trabalha em conjunto com as demais forças policiais com apoio do setor de inteligência, focando no transporte de drogas pelas rodovias da região”, explicou a coronel Adriana Roledo Belluzzo, chefe do Comando de Policiamento do Interior da região de Araçatuba.
A Polícia Militar ainda destaca a importância do trabalho em conjunto com a comunidade. No final de outubro, uma denúncia anônima via 190 ajudou na prisão de um caminhoneiro com 4,5 toneladas de maconha na cidade de Birigui.
Produtividade policial
Os registros de armas de fogo ilegais apreendidas e veículos recuperados também cresceram em outubro. Ao todo, foram 715 armas retiradas das ruas, 27,2% a mais do que no ano anterior, quando foram 562 armas recolhidas. Já os veículos recuperados saltaram de 1.518 para 1.950, alta de 28,5%.
Em outubro, 9.249 infratores foram presos ou apreendidos em todo o interior paulista.