Eleição em Araraquara terá coligação inédita de PT, MDB e PSDB
A eleição municipal deste ano em Araraquara é marcada por uma coligação inédita e histórica entre os partidos PT, MDB e PSDB. Desde as eleições de 2000, os três partidos protagonizavam as disputas pela Prefeitura de Araraquara e, agora oficialmente juntos, colocam em xeque a realidade desse confronto, levando a crer que tudo não passava do conhecido teatro das tesouras.
AS expressão “teatro das tesouras” significa duas lâminas idênticas, porém espelhadas, que só funcionam em conjunto. A aplicação no campo político vem desde a criação da União Soviética, quando Lênin dividiu um mesmo grupo político em duas frentes, criando a ilusão de que se tratava de forças opostas.
Com isso, os grupos iam se alternando no poder, passando a impressão de mudança e renovação política. Porém, como os objetivos eram exatamente os mesmos, ainda que houvesse pequenas diferenças nos métodos, nenhuma mudança acontecia de fato.
Ao longo desses anos, Araraquara viu dois nomes se alternarem no comando da cidade: Edinho Silva (PT), eleito em 2000, 2004, 2016 e 2020 e Marcelo Barbieri (MDB) eleito em 2008 e 2012. Além disso, Roberto Massafera (PSDB), que havia ocupado a Prefeitura entre 1993 e 1996, também se elegeu seguidas vezes para o mandato de deputado estadual.
Agora, diante da possibilidade de vitória de Dr Lapena (PL), os "antigos rivais" se uniram em torno da candidatura de Eliana Honain (PT), visando manter a hegemonia política do grupo em Araraquara.