Saúde de Araraquara afunda em mais um ranking nacional
Nesta terça-feira (3 de setembro), foi divulgado o Ranking de Eficiência dos Municípios da Folha de São Paulo. De acordo com a avaliação, a Saúde de Araraquara está na UTI e a cidade está apenas na 3869ª posição nacional, na parte final do ranking, mostrando o descaso da atual gestão municipal com a área. Levando em conta todos os indicadores, Araraquara ficou na 108ª posição.
O Ranking de Eficiência dos Municípios - Folha avalia o desempenho das funções básicas dos municípios, conforme estabelecido por lei, levando em consideração os recursos disponíveis.
O processo de seleção das variáveis é baseado na confiabilidade das fontes, na capacidade de rastreamento (acessibilidade dos dados para mais de 5.000 municípios), na possibilidade de comparação e na clareza dos resultados.
Após consultas com a USP, FGV e Insper, bem como pesquisas e testes, foram escolhidas oito variáveis, organizadas em quatro categorias: educação, saúde, saneamento e finanças. Para cada categoria, a avaliação focou na taxa de cobertura das políticas diretamente relacionadas às responsabilidades municipais.