Vereadores passam vergonha nas urnas
Eleitos pelo Patriota em 2020, com expectativa de formarem uma bancada de oposição ao governo petista de Edinho Silva (PT) e fortalecerem a direita em Araraquara, os vereadores Carlão do Jóia, Marchese da Rádio e Dr Garrido se aproximaram da gestão petista ao longo do mandato e abandonaram os eleitores que haviam confiado em suas posições.
O resultado foi uma derrota acachapante e vergonhosa para todos. A começar por Dr Garrido, que migrou para o PSD e foi candidato a prefeito. Durante a campanha, Garrido atuou como linha auxiliar da candidata petista Eliana Honain e usou boa parte do seu horário eleitoral gratuito e de suas participações em debates para atacar o prefeito eleito Dr Lapena (PL). Nas urnas, Garrido obteve 1.134 votos, o que corresponde a 1,01% dos votos válidos e amargou a quarta colocação na disputa.
Já Carlão do Jóia e Marchese da Rádio também não lograram êxito em suas tentativas de reeleição para o Legislativo. Durante o mandato, Carlão migrou para o MDB, dizendo que seu eleitor era "pé vermeio" e não se importava com a disputa ideológica entre esquerda e direita. Apoiando Honain na eleição, Carlão viu sua votação cair de 1.389 votos em 2020 para 572 em 2024. Um fiasco de proporções épicas.
Marchese da Rádio foi o grande maestro do fracasso do PSD. Como se não bastasse o desempenho pífio de Garrido na eleição para prefeito, a chapa de candidatos a vereador da legenda teve votação baixa. Mesmo alcançando o montante para disputar uma vaga na sobra, como Marchese fez apenas 1.090 votos, valor inferior aos 20% do quociente eleitoral, o partido não elegeu nenhum vereador.
Como diz a música de Beth Carvalho: "É, o teu castigo/Brigou comigo, sem ter porquê/Eu vou festejar, vou festejar!/O teu sofrer, o teu penar/Você pagou com traição/A quem sempre lhe deu a mão".